Dízimo e Doações

Jesus nos ensina que há uma estreita ligação entre o nosso coração e os bens que possuímos. Onde um está o outro estará também, de maneira que a nossa contribuição serve para avaliar o nosso relacionamento com Deus e a nossa maturidade espiritual. Um exemplo clássico é o do jovem rico, em (Mt 10.17-22).

Dízimo

    Na Palavra de Deus (Bíblia) encontramos, no princípio, Deus criando o homem e o colocando como mordomo de todas as coisas criadas (Gn 1.26-28 e 2.4-15). Ao homem não faltava nada (Gn 1.29). Porém, ao ceder à tentação do diabo, cobiçando ser auto-suficiente como Deus, o homem foi expulso daquele lugar e posição que ocupava e, pelo pecado, foi amaldiçoado com o afastamento de Deus. Aquele pecado foi um ato de desobediência a Deus, chamando-o de mentiroso e enganador; e um ato de submissão ao diabo, obedecendo-lhe ao acreditar e fazer o que ele disse ao homem que fizesse.

    Tudo foi criado por Deus, logo tudo pertence a Ele que é auto-suficiente e provedor de todas as coisas, sustentador de toda a sua criação. Ao homem que crê e reconhece isso, cabe apenas obedecer à ordem dada pelo próprio Deus que exigiu, como ato de FIDELIDADE, a DEVOLUÇÃO de 10% de toda a sua renda, ato esse que reconhece que TUDO pertence a Deus e que só Ele é Deus (Ml 3.7-12). Assim, o dízimo não é algo que se dá a Deus, mas se DEVOLVE. O dízimo quebra a maldição da infidelidade dos primeiros pais, Adão e Eva, na vida do fiel (Ml 3.11).

    O dízimo é a décima parte de algo. Na Bíblia, no velho testamento, ensina que:  “Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas, pertencem ao SENHOR;  são consagrados ao SENHOR.” Levítico 27.30.

    Aqui nós entregamos o dízimo para o sustento da igreja, como Deus determinou. Reconhecemos que Ele nos dá tudo o que precisamos, então na verdade nós devolvemos a décima parte do que recebemos de Deus. O Dízimo diz respeito a sua fidelidade, é sua atitude adoração a Deus. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Malaquias 3.10.

Doação

    A Oferta ou Doação diz respeito a sua generosidade, é tudo aquilo que trazemos além do dízimo. As ofertas podem ser feitas em prol de obras, eventos ou causas especiais (construção, projeto missionário, ajuda a necessitados, etc.). É sua demonstração de gratidão a Deus e seu desejo de cooperação com a obra Dele. Desde os tempos primitivos, o homem apresentava oferendas a Deus daquilo que era a sua parte de todo produto de sua renda. O propósito da oferta é presentear a Deus, numa atitude que demonstra liberalidade, desapego às coisas materiais, que o ofertante não está com seu coração preso à avareza e cobiça como aconteceu com os primeiros homens; o ofertante demonstra a Deus que reconhece apenas a Ele como Deus e Senhor de sua vida, aquele que, como no princípio da criação, é o supridor de todas as suas necessidades. A oferta é uma declaração do homem ao mundo espiritual sobre quem é o seu Deus. Logo, a oferta é algo que se DÁ a Deus, pois representa ADORAÇÃO.

    Aprendemos na Bíblia que adorar é dar, e que Deus é excelente; logo devemos dar a Ele com excelência a nossa oferta; não com tristeza, nem por necessidade, mas com liberalidade e amor, num verdadeiro e racional ato de fé e reconhecimento de que tudo vem da mão Dele, que é quem nos supre; e que também representa nossa disposição racional e de fé de não sermos apegados ao materialismo, mesquinhez, avareza e egoísmo, pois que as ofertas dadas para Deus são usadas, através da igreja, para sustentar a obra espiritual, social e de benemerência realizada por ela.

    • Depósito bancário
      Igreja Batista Vida Nova 
      CNPJ: 09.341.998/0001-62   
           
      Banco Bradesco 
      Agência: 2762-6 
      Conta Corrente: 19016-0
          
  • Contribuição on-line

    Caso prefira, você poderá fazer a sua doação ou entregar seu dízimo através da internet, usando seu cartão de crédito de forma segura. Basta clicar no link e seguir os passos.



Voluntariado

    Os desafios da vida nos fazem crescer e superar as nossas limitações. Assim, você pode fazer a diferença e levar o amor de Cristo por meio de suas atitudes. Como voluntário, você pode participar os ministérios e dedicar parte de seu tempo na execução das várias atividades voluntárias que são exercidas em toda nossa igreja. Basta procurar nossos pastores e manifestar a sua vontade!